LOGIN
PortugueseEnglishSpanish

Entenda as regras do jogo

As Regras do Jogo

O futevôlei é um esporte praticado por duas equipes, compostas por dois jogadores em cada equipe, em uma quadra dividida em duas metades por uma rede. Após o saque, a equipe tem no máximo 3 toques, não consecutivos pelo mesmo atleta, antes de passar a bola de volta ao campo adversário. O jogo tem como objetivo lançar a bola por cima da rede ao campo adversário, de forma que a dupla oponente não consiga devolvê-la ou a deixe tocar no solo.

A modalidade é tradicionalmente praticada numa quadra de areia com medidas de 9 x 18 metros, dividida por uma rede com 2,20 metros de altura para os homens e 2,10 para as mulheres. A bola é composta de um material flexível e impermeável para maior controle e durabilidade. Nos modelos mais populares, a calibragem sugerida é de 8 lbs.

Os fundamentos técnicos do futevôlei são: saque, recepção, levantada, ataque e defesa. Para a execução destes fundamentos é permitido o uso de qualquer parte do corpo, com exceção das mãos e braços, sendo que a prioridade está no uso dos pés, peito e cabeça.

As partidas são normalmente disputadas em sets de 18 pontos, sem vantagem. Para vencer um set, uma equipe deve ganhar 18 pontos, com uma margem de pelo menos 2 pontos e um limite de 21 pontos. Para vencer uma partida, uma das equipes precisa vencer 2 sets e, no caso de empate em sets, um terceiro set de 15 pontos, com um limite de 18 pontos, é jogado para definir a equipe vencedora.

Nas etapas da WFL (Liga Mundial de Futevôlei), algumas regras foram adaptadas com o objetivo de padronizar as partidas e torná-las ainda mais atrativas. As principais são:

– Quadra com medidas de 8 x 16 metros, resultando em uma maior quantidade de rallys;

– Rede com uma altura de 2,18 metros no masculino, para adaptação à quadra reduzida;

– Sets de 15 pontos (limite de 18 pontos) e 11 pontos em caso de terceiro set (limite de 15 pontos).

Num aspecto recreativo, o futevôlei usufrui de variações em formato, superfície e dinâmica de jogo. A modalidade pode ser praticada entre equipes compostas por de três ou quatro jogadores cada lado, como também em superfícies de grama, cimento ou terra batida. Jogos como redinha, altinha e futmesa também vêm se tornado alternativas cada vez mais populares.

 

 

PESQUISAR
ÚLTIMAS

VEJA MAIS

PortugueseEnglishSpanish

Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência em nosso site.